São José dos Campos / SP - sábado, 04 de maio de 2024

A Depressão

O que é a depressão.

 

A depressão hoje nos conceitos atuais sobre o Sistema Nervoso Centra (SNC)l um processo inflamatório, pela presença de componentes inflamatórios no Sistema nervos central. Podre de se citar o Acido Nítrico entre outros mediadores inflamatórios.

Tal tese se iniciou no Canadá vem crescendo por pesquisas clinicas como tal por grandes  estudos validados pela Sociedade |Americana de Psiquiatria assim amo a associação Brasileira de  psiquiatria.

Tal situação se baseia no fato de que enzimas inflamarias são encontradas em grande  quantidade nos Celebro de pessoas com quadro depressivo.

A Base desta teoria é que se um tecido corpora é agredido a inflamação como sistema de defesa é  primeiro a ser ativado pelo organismo assim como ocorre no traumatismo e nas infecções.

Desta forma pode se considerar na depressão como mecanismos quais os fatores externos fatores intrínseco.

Os esternos como o estresse e, fadiga física não adaptação psíquica ao meio são os principais sendo os fatores internos ao paciente  como a genética e fisiopatologia  do individua são os principais causas.

Em nossa tese de mestrado abordamos os fatores externos e concluímos que a maioria das depressões assim como os transtornos do humor como a ansiedade generalizada o Transtornos do pânico estão relacionado a interação do indivíduo ao meio.

Tal fato se comprova pelo próprio sistemas DATA - SUS que demostra um suicídio a cada hora no Brasil.

Na maioria dos caso em 82%  por depressão.

Sabemos da fisiopatologia da depressão, porem sua necessidade de tratamento e necessária, Sabemos que a maioria dos caso os fatores externos desencadeiam o processo  bioquímico a nível de neuroramisosres que leva a depressão que   é um processo cíclico que só se  acaba se resolvendo na maioria do casos por intervenção medicamentos uma vez iniciada.

Desta forma a busca por profissionais da saúde seja a nível básico ou de especializado uma questão ode saúde pulica devido ao aumento de 705% segundo a Organização Mundial de Saúde (OMAS)  sobre o desfeche de tal condição que é o suicídio é necessária.

Profissionais da saúde mental não é  só o medico são os psicólogos os psicopedagogos no caso da criança neste último  o Terapeuta Ocupacional e vou mais além tem capacidade de percepção os fonodiólogos sobre tal situação pois possuem formação para tal.

E o leitor deste tema se ler nossa tese aprovada Universidade de León em Madrid – Espanha terá um entendimento completo sobre as relações sociais e o individuo com as evoluções do mundo de no que se refere ao aumento da taxa de transtorno de humor e seu desfecho que é o suicido. Mais a colocação principal não podemos mudar a inter-relações entre o homem e ambiente não levando a uma evolução da patologia que leve a condição de suicídio xomo desfecho do Transtorno mais que o profissional da saúde possa proporcionar que o mecanismo biológicos, sociais e genéticos se adapte a atual realidade das relações intersociais do século 21 podendo o paciente possuir uma qualidade de vida digna.

Tratamento


Deve ser medicamentoso na maioria do casos ai vale os esclarecimentos que as droga não causam dependência a que que não de se quadrem na família  dos ansiolítico( Tarja preta), e que a associação do tratamento medicamentoso e a  Terapia  Cognitivo Comportamental pode  contribuir em até 40%  do tratamento.

Dr. Fernado A, carneiro

Mdico Psquiatra